domingo, 23 de outubro de 2016

{Resenha} Extraordiário — R. J. Palacio

Livro: Extraordinário
Autor (a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

SINOPSE: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


OPINIÃO:

Oi gente!
Como estão vocês?

Para o dia de hoje, venho partilhar com vocês a leitura que fiz de um livro extraordinariamente emocionante. De um garoto que vai te conquistar completamente e te fazer repensar muitas coisas a respeito da vida.

Auggie vivia basicamente dentro de um casulo, protegido por seus pais e irmã, para evitar que sofresse com os olhares maléficos que poderiam lhe ser direcionados devido a sua deformidade facial. Até os 10 anos, ele estudava em casa com a mãe, mas chegou um momento em que ela decidiu que o melhor seria que ele fosse para a escola, pois alguns conteúdos ela não dominava plenamente e sua aprendizagem poderia ficar comprometida, sem contar o fato que de a mãe queria que ele tentasse fazer amigos e levar a vida como uma criança normal.
A relutância de Auggie foi grande. Ele afirmava categoricamente que não queria ir para a escola (O que é comum né?! Eu até hoje não quero kkkk'). Os pais de Auggie resolveram tentar mesmo assim. Conseguiram uma escola e conversaram com o diretor, que decidiu convocar três alunos antes do início das aulas para que mostrassem a escola à Auggie, numa tentativa de aproximá-lo de outras crianças e facilitar o processo de inserção dele naquele ambiente que era totalmente novo.
Mesmo relutante, o garoto aceitou a proposta dos pais, que garantiram que ele poderia desistir a qualquer momento, caso não se sentisse confortável na escola. A partir daí, muitas coisas acontecem na vida de Auggie e de sua família e vocês definitivamente devem ler para descobrir.

Contado na perspectiva de Auggie, de sua irmã e de vários amigos, Extraordinário é mais um daqueles livros que nos ensinam muito sobre o quanto o preconceito com a aparência pode marcar, prejudicar, ou até mesmo destruir, a vida de uma pessoa. Ele nos faz rever as nossas atitudes a todo momento e repensar sobre a valorização da aparência e a extrema dificuldade em aceitar o diferente.

Nossa sociedade procura o tempo todo impor padrões em relação a tudo. Estabelece estereótipos e se você não se encaixa é simplesmente colocado à margem e se torna alvo constante de críticas, insultos e ataques gratuitos. 

Auggie vivenciou isso o tempo todo e foi obrigado a aprender bem cedo o quanto as pessoas podem ser venenosas e o quanto palavras, ou somente olhares, podem machucar. Eu sinto uma dificuldade imensa em encontrar palavras que possam externar todas as emoções que essa leitura me causou. Um livro lindo e que surpreende bastante. Em certo momento, foi muito difícil conter as lágrimas e elas permaneceram até o final, mas mesmo com a tristeza por uma perda que é bastante significativa para mim, senti uma felicidade me invadir com o desfecho da história.

Posso estar sendo repetitiva, mas não poderia deixar de pedir que repensem seus conceitos, suas atitudes e não julguem nada que não conheçam. Aceitem o diferente, pessoas. Qual é a dificuldade em aceitar a diferença? Qual é o bloqueio que não permite que respeitem o que difere dos seus gostos, da sua aparência, ou do que acredita? 

Gente, nós somos mais de 7 bilhões no planeta, não acha muita prepotência querer que todos sejam iguais a você? Eu não estou aqui dizendo que é preciso gostar de tudo. Não! Não é isso. Mas por favor, sejam mais tolerantes e bondosos. Desçam do pedestal e aprendam que todos somos iguais. Deixem de lado os olhares preconceituosos e passem a enxergar com o coração, pois se há algo que todos temos em comum e que deve prevalecer acima de qualquer coisa, é o nosso coração. Nutra o seu de boas ações, de boa vontade e alimente-o com amor. Seja solidário!

Uma dica que eu dou para vocês e que é bem clichê: Coloque-se no lugar do outro. Simples assim! Aí vocês entenderão o quanto um comentário maldoso pode ferir. E se tem dificuldade para fazer isso, nada melhor do que os livros para ajudar, pois não sei vocês, mas eu me transformo em cada personagem das leituras que faço e sofro tanto quanto ele. Então deixo como dica algumas obras que me emocionaram e mudaram o meu olhar perante as pessoas ao meu redor:
- Extraordinário — R. J. Palacio
- A menina feita de espinhos — Fabiane Ribeiro
- Proibido — Tabitha Suzuma
- A lista negra — Jennifer Brown

Não separei muitos trechos desse livro, quero deixar apenas duas passagens que são bastante significativas e refletem um pouco do que eu quero dizer:

“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.” Pág: 11

“ – Não sei, querido. – Ela parecia cansada. – Simplesmente sentem. Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós [...]” Pág: 233

Feche os olhos diante de algo que possa parecer diferente e abra o seu coração para a possibilidade de acolher a diferença como algo magnífico e extraordinário.  Apenas sinta!

Espero que tenham gostado e até a próxima.
BOA LEITURA!
Beijos :-*  

2 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO esse livro. E adorei o post. Meu Deus, como você escreve bem. ����
    Eu estou super ansiosa para ver o filme. Espero MUITO que consigam passar toda a sensibilidade dos personagens na adaptação. O blog ta lindo flor. Beijinhos ��
    - Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também tô doida pra saber se vai ser tão perfeito quanto o livro!!!

      Obrigada pelo carinho, não sabe como fico feliz!!
      Beijooos

      Excluir

 

LoveღLivros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang